orquídea, vanda, cultivo, dicas, jardinagem, jardim, flores, combate a pragas, flor, folhas, adubo

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Botão floral da orquídea Vanda

Botão floral da orquídea Vanda



Acompanhem o desenvolvimento da floração da orquídea Vanda. Logo ela estará florida e nesse momento, precisamos ter muita atenção. Depois posto como cuidar da orquídea nesta fase delicada.

2 comentários:

  1. Olá! Adoro visitar seu blogg! Amo Wandas e cuido das minhas como se fossem bebês, a cerca de um ano. Observei o nascimento de um botão e quase morri de felicidade, mas percebi que começou a escurecer. Será que morreu? O que pode ter prejudicado? Sou de Curitiba e estamos em pleno inverno. Hoje, por exemplo, está zero grau... Coloquei minhas Wandas numa sala fechada, com luz artificial... Pesquiso muito sobre elas e tenho medo que o frio de minha cidade leve minhas "meninas" a morrerem... O que você acha do abuso Garden, a base de peixe? Foi um orquidófilo que me indicou... Agradeço pela atenção e lhe parabenizo pelo blogg!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Annemaria! obrigada pelo elogio.
      Também trato as minhas Vandas como filhas...e sendo seres vivos, faço o possível para elas ficarem bem, mesmo com as dificuldades de ambientação aqui na cidade.
      Enfim, vamos lá... realmente, agora no inverno é uma época que as nossas Vandas vão sofrer um pouco, porque elas gostam de calor. Já vi uma das minhas orquídeas tentar florir em julho e vi que a floração não foi tão bonita, vieram poucos botões e as flores eram menores e miúdas... e eu não quis forçar a floração com adubo/fertilizante, porque a planta gosta de receber isso com bastante água e quando o tempo está quente. É normal que o botão fique menor e os botões da ponta escureçam (muito provavelmente é por causa do frio).
      Observe principalmente as folhas! Elas indicam o que a Vanda precisa.
      Vc fez certo ao proteger a planta do frio, eu também coloco as minhas dentro da sala quando está abaixo de seis graus..
      Sobre o adubo de amino peixe.. sei que normalmente é usado quando vc vai formar mudas de plantas... eu ainda não fiz e não testei. No caso de uma Vanda adulta, recomendo usar um adubo foliar (ele é líquido e ideal para Vandas, porque elas têm raízes aéreas e vc precisa borrifar adubo a cada 15 dias ou conforme vc sentir necessidade e precisa borrifar água todos os dias pela manhã).
      Espero ter ajudado.
      bjs

      Excluir